quinta-feira, 14 de junho de 2007

voz suástica

eu estive pensando...
como a voz é ideológica!caramba!é uma coisa muito,mas MUITO ideológica.por mais que você mude a voz,você nunca muda de fato,dá uma disfarçada no que é intrínseco,no que é seu corpo.corporeidade,esta é a palavra!
estava vendo um filme em italiano,"roma,città aperta"..é bem foda!mas o que mais me chamou a atenção e me fez refletir foi a voz.sabe?fascismo italiano,nazismo (fascismo!)alemão...imaginem os caras falando;em italiano,super rápido e incisivo.em alemão,super gutural,dá até medo.como a voz complementava a ideologia!lembrando que a ideologia,pra ser dominante,não pode ter a idéia de ser da classe dominante,e sim "que é do povo".
o jeito da fala..na assembléia geral dos estudantes hoje eu também reparei que,mesmo que você concorde com o que a pessoa está falando,você pode não concordar com a forma que a pessoa está falando.super louco,isso!por isso os representantes do esquerdismo obsoleto soam tão sem credibilidade pra mim.soar,ressoar...quer dizer SER!

4 comentários:

Thaís Salomão disse...

engraçado ter lido esse texto aqui hoje..
tenho estudado a arte da retórica, sabe?
daí isso que você falou acho que se enquadra na manipulação pelo estilo - quando as pessoas usam o falar bem, o dom da oratória, o escrever bem ao invés da argumentação satisfatória.
é bem isso.
daí um dos exemplos mais famosos é o hitler, ele foi taxado de pintor frustrado, mas em compensação, conseguiu manipular toda uma nação - e quiça quase todo um tempo.
é bem verdade tudo o que você disse aí.
as palavras - a voz em si - quando pronunciadas têm um poder sobrenatural.

Jeferson França disse...

Oi!!!

Engraçado, seu texto me fez entrar numa máquina do tempo e me levou a Grécia antiga (que viagem!! rs!!). Lembrei dos Sofistas, que eram mestres da retórica, e de Socrates com o seu estilo diverso ao dos Sofistas. A voz e argumentação caminham lado a lado. Elas, em conjunto, são armas de manipulação da massa que servem para subjulgar os corações e mentes das pessoas. O Nazismo soube muito bem como se utilizar disto! Adorei o texto!!
Obrigado pela visita!!

rayuela disse...

ei loira!
não sabia que vc tinha "brog" também!

te linkei e vou passar a visitar!
gostou do meu último texto?

beijo!

Eduardo Bordinhon disse...

Esse texto diz muita coisa...
Ai ai, Robert Mallet