domingo, 24 de fevereiro de 2008

vamos criticar

gente,hoje que eu lembrei da cerimônia do oscar.
veeeeeeeeeeelho e bom.bom?ah,cara..tô tão de boa de assistir à isso,sabe?porque eu sei lá..acho que já deu haha
e eu amo cinema,se pudesse assistia a todos os filmes já feitos (um dia eu quero chegar perto).o oscar não é justo,na maioria da vezes e,claro,muito estadunidense,muuuuito provincianinho para com hollywood.
mas nem é por isso...eu cansei,cara.não tom com vontade de assistir à premiação.
só.
não verei o oscar.
pronto.
não é porque "eugostomesmoédocinemaeuropeucaralho" e assisto aos filmes mais chatos até o final só pra dizer que eu assisti.isso é engraçado:eu conheço várias pessoas que dizem idolatrar o kurosawa,por exemplo.acho ok,sabe,porque de fato o cara era bom;pro que a maioria das pessoas tá acostumada,o "estilo"oriental do filme causa um estranhamento no começo...é engraçado ver os atores falando em filmes orientais,sempre tão cheios de emoção que às vezes lembra uma novela mexicana...(ok,mas não vou me focar nas minhas impressões pueris haha voltemos ao assunto)o fato é que essa coisa de crítica é muito foda,porque quase nenhum crítico hoje em dia sabe separar o gosto pessoal do gosto estético(e outros de outros);posso não gostar de fellini,por exemplo,mas tenho que esteticamente,pelo menos,ver por que o cara era considerado bom...
e isso em tudo...nelson rodrigues,o grande clássico:posso achar degradante,posso não gostar das histórias que contêm incestos,suicídio e afins mas analisando o texto do "rapaz"...porra,era muito bom!eu tinha um pouco de preconceito em relação a nelson,mas todo mundo falava/fala taaanto dele que putaquepariu,meu! até chato...
quando li o texto,notei como ele coloca o texto como fala das personagens..a gente olha e acha estranho,porque há coisas tipo "estava eu andando.veio um bonde.ouve!(..)"..essas pausas causam um estranhamento enorme a priori (como o japonês de kurosawa),mas depois há a percepção que falamos de fato pausado.
kurosawa:os filmes dele são muito bons e têm obviamente seu valor cinematográfico,mas não é preciso fazer com que "sonhos"seja um dos seus filmes preferidos.é preciso fazer crítica...a própria origem da palavra,em latim,tem "separar"no meio..é preciso saber separar seu gosto pessoal do gosto estético (não só,mas tô cristalizando nisso pra tentar não viajar muuuito nesse post hehe).

não verei o oscar,mas não é nenhum protesto,nenhuma coisa assim.
é que hoje eu vou num show,não vai dar tempo,nem tô com saco...
sabem qual é o show?do sorriso maroto...sim,galera,eu ODEIO pagode...mas vamos ver se eles são bons no que fazem dentro da esfera pagode...afinal,vamos criticar.saber criticar.

3 comentários:

Sandrinha disse...

Se eu gosto de pagode? ODEIO, com todas as letras. Porque o que este povo faz, hoje em dia, é um deturpação do samba. E olha que eu nem gosto de samba e tals, mas reconheço que é um estilo que faz o sangue de muita gente correr mais rápido nas veias (era para criticar, certo?).

Quanto ao Oscar... até que estou acompanhando, mas este ano está tão chato. Tem filmes bons, mas nenhum excelente. Vamos ver que fim leva.

E quanto a oriental... não lembro de ter assistido nada do Kurosawa, mas já ouvi falar dele. Mas o que me dá raiva mesmo, já que estamos falando de oriente e de filmes, fiquei puta da vida com o oba-oba que estão fazendo em cima de Akira. Eu o assisti acho em 1997, achei fodástico! Acho até hoje. Mas tem muita molecada (e olha que eu nem sou tão velha) achando que sabe tudo sobre mangás e está achando a remasterização de Akira a salvação do mundo.

Bah... fico enojada com coisas assim.

Depois me fale sobre o show (fiquei curiosa...rs).

Beijos e se cuida.

chico disse...

huagHUHUAUHAHUAhuaUAH me conta desse show depois.
GRANDESS pausas estranhas de Nelson hehehe =]]
saudade de teatro e festinhas cults!

beijolínguaexcetoeu

Nando Damázio disse...

Err, ahn .. eu gosto de pagode !! Pronto, falei !!
Gosto mesmo, e daí ?? Ah, quer saber ?? Pô, me amaaaarro, fala sério !! =) Tem uns caras que são bem "marromeno", mas tem uns que são bons paracaráleow, e Sorriso Maroto é um desses .. E aí, Laura, gostou do show ?? :P

Também não assisti ao Oscar, mas fiquei sabendo que não perdi grande coisa, também tive que sair e nem me importei muito de perder a "grande cerimônia" !!
Abraço, Laura !!