sábado, 9 de fevereiro de 2008

a tal dona liberdade

"liberdade é um sonho que o ser humano acalenta, que ninguém consegue explicar o que é, mas não há quem não entenda." (meirelles,cecília)

do Lat. libertate
s. f.,
faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa;
gozo dos direitos do homem livre;
independência;
autonomia;
permissão;
ousadia;
(no pl. ) regalias;
(no pl. ) privilégios;
(no pl. ) imunidades.
- de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras;
- de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso;
- individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, excepto em casos previstos por lei.

conversando com uns amigos meus,X (prefere não ser identificado hehe)dizia que era livre e que,portanto,podia se drogar (!).disse a ele que ele estava preso sim...às drogas,o que seja...mas ainda assim preso.e não era um papo moralista nem nada,mas eu fiquei refletindo sobre aquilo..que a gente,de uma forma ou de outra,ainda não é livre;seja por conceitos religiosos,conceitos prés,conceitos pós...mas o que é ser livre,então?
pegando o dicionário,você é livre se puder se dispor de si,se tiver autonomia...mas isso implica em vários outros fatores:quando você dispõe de si,por exemplo,você poderia parar com as drogas (não digo só ilícitas,obviamente)quando quisesse,mas sabemos que não é bem assim.a independência também traz sérias responsabilidades éticas e "cidadãs"-neste caso,poderíamos citar o que spinoza achava ser a liberdade..simploriamente (claro!sou meio leiga em filosofia hehehe)nós somos livres quando temos a consciência das nossas necessidades para,com e no mundo.livres sabendo que somos presos,vai...(farei spinoza se revirar no túmulo,mas se a gente for mesmo analisar era isso que ele falava)
a liberdade de imprensa...que coisa mais linda!the sun,outros tablóides,mídia parcial e manipuladora...não estamos tão livres assim,senhores.vários livros de vários autores super relevantes nem saem traduzidos aqui no país,nem se ouve falar...temos que vasculhar informação dita "liberada"para nós.e a polarização "carta capital"e "veja"?sinto muito,mas não há o que me convença que temos uma liberdade de imprensa...aqui também entra aquele papo de velha "não se pode confundir liberdade com libertinagem"..em bastantes casos a imprensa é invasiva (observem os artistas,por exemplo.a fama dá medo)e evasiva.
no filme "nostalghia",do tarkovski,tem uma fala muito boa,que é mais ou menos como "se vocês ganhassem a liberdade,não saberiam o que fazer com ela"...aplica-se falcilmente aos estados unidos (mas também..hoje em dia é difícil algo que não se aplica àqueles ridículos hahaha)que querem espalhar os ideais democratas e ocidentais...mas os outros países querem isso?o que fariam se tudo desmoronasse,inclusive a religião (no caso dos países do oriente médio),que é basilar pra civilização?
pois é..onde andará essa tal dona liberdade?ouvimos falar nela na época da ditadura,ouvimos falar nela nos que pregavam o comunismo...mas cadê?alguém de fato é livre?alguém de fato quer ser livre?isso existe?
não sei se alguém vai ler este texto,quero discordâncias..mas vocês são livres,leves e soltos pra escolher...ou não.

2 comentários:

Rodrigo Sérvulo disse...

aaaaaaaaaff

Tinha escrito um puta comment aqui e não foi.

Que merda. ¬¬

Desculpa o palavreado mas fiquei bravo e perdi o tesão de comentar agora. Depois eu venho e reescrevo.

Mas adorei o post!

Sandrinha disse...

Isto me lembrou Big Brother, 1984.

Se somos livres? Duvido. Se assim fosse, eu não trabalharia quando não estivesse a fim. Não iria para a faculdade. Poderia amar do jeito que eu bem entendesse. Isto é liberdade.

Até mesmo não sou livre nas músicas que eu escuto.

Save Tonight, baby! ^_^

Beijos.